Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém

Lugar

Belém, Lisboa

País

Portugal

O Centro Cultural de Belém representa um dos principais símbolos culturais da cidade de Lisboa. É um complexo composto por um centro para exposições temporárias, que desde 2006 alberga o Museu Berardo, um módulo com salas polivalentes, um auditório para música sinfónica e ópera e outro mais vocacionado para artes performativas, e um centro de reuniões que acolheu a presidência portuguesa da União Europeia, em 1992. Este edifício, assinado pelos arqtos. Vittorio Gregotti (Itália) e Manuel Salgado (Portugal), tem hoje uma intensa programação cultural e uma importante atividade como Centro de Reuniões.

É classificado desde 2002 como monumento de interesse público, e que liga, numa maneira única e elegante, o valor da arte e da cultura com a estética e à funcionalidade do edifício.
Devido à apresentação do mais recente livro das obras do João Luís Carrilho da Graça – um dos expoentes maiores da arquitetura contemporânea portuguesa e europeia – foi realizado, no Centro Cultural de Belém, um módulo expositivo onde foi aplicado o revestimento de base de cortiça, Diathonite Evolution, uma obra efémera, onde Nuno Cera, nos apresentou uma obra sobre o Arq. João Luis Carrilho da Graça (Estranha Leveza), que marca os jardins do CCB de uma forma indelével e que permite marcar o acontecimento através da materialização e da ocupação do espaço.